O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Publicações

A  INFLUÊNCIA DA ATITUDE DO PROFISSIONAL DE AJUDA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

 "A maioria das pessoas vive – física, moral ou  intelectualmente – num círculo muito restrito de suas capacidades potenciais".
  William James

Vive-se numa época de  confluência entre o absoluto científico e a filosofia, a realidade e as  possibilidades, a matéria e a energia, o conhecimento antigo e o novo, a  ciência e a religião.  Mediante essa confluência, teorias e pesquisas modernas  para aventurar-se no campo de estudo do encontro inter-humano de maneira  construtiva exige-se mente aberta, abordagem objetiva e observação cuidadosa.  Este artigo pretende levar o leitor ao conhecimento, e não o conhecimento ao  leitor; é um pequeno mergulho nas questões dessa confluência, da ciência e da  filosofia no que tange a elegante sutileza da influência que as atitudes do profissional de ajuda exercem sobre o  indivíduo. Trata-se de esboçar um quadro simplificado que servirá como base  de reflexões posteriores sobre o desenrolar da relação de ajuda....


  Fonte:
  Artigo de Flávio Souza  publicado no Livro: Neuropsicologia Aplicada : Aprendizagem, Linguagem e Pensamento


  Organizadores:  Luiza Elena L  Ribeiro Do Valle e Francisco Assunção Jr (Org.)
  Editora:  Wak Editora –
  Saiba  mais: Click no link http://www.wakeditora.com.br/mostrar_livro/mostrar_livro.php?livro=5605
  ISBN:  978-85-7854-002-9

 


EMPATIA CIBERNÉTICA DE COMPETÊNCIA INCONSCIENTE:

  Excelência na Comunicação para  Profissionais do Século XXI.
 
  "Saber ouvir é tão inteligente quanto saber  falar, mas saber sentir o que o outro deseja expressar e saber reagir com a  emoção adequada e dosada é muito mais sábio e oportuno para que haja uma  comunicação límpida, nobre e efetiva (eficaz e eficiente)."
  Ricardo Gaz

  É  um campo muito vasto falarmos hoje em dia em sucesso profissional; para tanto  precisaria buscar no estudo do comportamento humano e seus efeitos uma visão  pragmática da comunicação e de suas relações interpessoais. Neste contexto o  sucesso profissional é primeiramente um produto da capacidade e  tendência de empatia¹ do indivíduo, seja  em qualquer área de atuação, se fazendo ainda mais presente nas profissões que  se estabelecem uma relação de ajuda. Acredito assim, que a capacidade e  tendência empática do indivíduo extrapolam seus relacionamentos profissionais e  trazem sucesso para todas as áreas de sua vida, como na família, na escola e  nos relacionamentos como um todo. O interesse desse artigo parte de uma  sensação que se delineia a partir da experiência profissional e pessoal ao  longo dos anos vivendo uma intensa relação com colaboradores, fornecedores e  clientes em organizações industriais e de serviços, nas palestras e  treinamentos ministrados a públicos heterogêneos, reforçados pelo convívio  familiar e social.

  Desta  maneira, o que inicialmente era uma intuição foi claramente se materializando,  com a experiência acumulada de novos conhecimentos adquiridos e a percepção  concreta, de que o sucesso pessoal, profissional e organizacional centra-se na  qualidade das relações humanas e da excelência na comunicação, onde o primeiro  passo para alcançá-las está na empatia²....

 

Fonte:
    Artigo de Flávio Souza  publicado no livro: Neuropsicologia & Aprendizagem: para  Viver Melhor
  

  Sociedade Brasileira de Neuropsicologia  e Aprendizagem - SBNA
  Organizadora:  Luiza Elena L. Ribeiro do Valle
  ISBN: 8586653780
  Tecmedd  Editora
  Para  saber mais: http://www.tecmeddeditora.com.br/8586653780.htm
 

 


A  IMPORTÂNCIA DA ÁGUA MINERAL EM TODAS AS CIVILIZAÇÕES

    Segundo a mitologia grega, Poseidon –  deus do mar, num ataque de fúria titânica, secou todas as fontes de água da  Grécia. Entretanto, enfeitiçado pela beleza de uma jovem sedenta que lhe  implorava ajuda, ele tocando seu tridente sobre uma rocha, fez nascer dali uma  tripla fonte de água cristalina.

  A importância da água mineral em  todas as civilizações vem de tempos remotos e desde a mitologia grega a água  está relacionada à beleza. As águas minerais quando consumidas, além dos  benefícios à saúde, tem comprovados benefícios para a pele, hidratando-a e  eliminando toxinas resultantes das reações celulares, topicamente são usadas  até como promotoras de beleza.

  Segundo o médico crenologista Mourão: "A água mineral é água de fonte natural  que, pelas suas propriedades físicas, físico-químicas e composição química, se  afasta de tal maneira das águas potáveis de uso comum, que possa com vantagem e  dentro de critérios clínico científicos, ser utilizada como auxiliar  terapêutico".

  A água favorece todas as funções  fisiológicas, sendo fundamental para a permanente hidratação do corpo. Até  mesmo a queima de gorduras é decorrente da ação da água. Compondo em média 70% de  nosso corpo a água faz muito mais do que saciar a sede, pode possuir ações  preventivas, curativas, terapêuticas e de embelezamento, este é o princípio da  crenoterapia, terapia que reúne as propriedades medicinais de águas minerais  termais e radioativas, entre outras, às benesses da climatologia.

  Este tratamento pouco difundido no  Brasil e restrito quase que somente às estâncias hidrominerais é altamente  valorizado na Europa. A medicina brasileira antes da década de 50 se  fundamentava nestas escolas européias, que entre alternativas terapêuticas  pregam as ações terapêuticas das águas, comprovadas pelos inúmeros estudos e  publicações brasileiras desta época. Após a Segunda Guerra Mundial com os EUA  emergindo como potência, nossas faculdades começaram a modelar os conceitos  norte-americanos e também o ceticismo à crenoterapia e outras áreas médicas que  não se baseavam em tratamentos químicos e intervencionistas. Postura esta  assumida por longas décadas por muitos profissionais de saúde que hoje é  revista com a valorização deste recurso terapêutico que são as águas minerais.

  A falta de informação e o ceticismo  de médicos que adotam o modelo norte-americano privam os pacientes dos  benefícios do tratamento crenoterápico o que é um grande paradoxo, considerando  que o Brasil detém ao maior potencial de vazão, quantidade e qualidade de águas  minerais do mundo, um potencial terapêutico natural que se encontra sob nossos  pés.

  Como nos apresenta Mourão (1997): "O tratamento pelas águas minerais se  originou do próprio povo, desde remotos tempos. Em todos os países do mundo, a  crenoterapia, mais cedo ou mais tarde, passou pelos três estágios seguintes: o  das águas santas e virtuosas; o do empirismo, com o início das pesquisas  científicas; o a rigorosa análise cientifica".

  Em 1810, Michel Bertrand descobriu em  Aix-em-Provence na França um sistema de captação de água sulfurosa e uma  piscina de madeira totalmente petrificada que datam da Idade da Pedra Polida,  demonstrando o uso das águas medicinais pelo homem desde o período neolítico.  Hoje, com a criação da Comissão Permanente de Crenologia, através da Portaria  nº. 52 de 02/02/2005 do Ministério de Minas e Energia, a qual compete o  estabelecimento de condições básicas, sob o ponto de vista médico, para o  regulamento das atividades crenológicas, implantando e coordenado a aplicação  da doutrina crenológica em todo território nacional, o Brasil redescobre as  águas naturomedicinais através dos avanços científicos e tecnológicos e abrem  caminho para este recurso terapêutico praticado em todas as épocas da  humanidade.

  Bibliografia:

  Bertrand,  M,: Note sur Antiquités decovertes ao MontDoré. Paris, 1886.
  Mourão,  B. M., A Água Mineral e as Termas, Editora Abinam, São Paulo, 1997.
  Souza,  R. M., Termalismo Médico. Notícia histórica. Anais do Simpósio Internacional de  Termalismo Médico, 3 a 6 de maio de 1986.

Autor  do artigo: Flávio Souza, professor da ULeadership - Centro de Excelência em  Práticas de Liderança, e membro da International Coaching Community.
 

Fonte:
  Autor do texto Flávio Souza na publicação no livro:  ATIVOS DERMATOLOGICOS VOLUME 4
  Autor(es):  VALERIA MARIA DE SOUZA e DANIEL ANTUNES JUNIOR
  Editora: PHARMABOOKS
  Para  saber mais: http://www.pharmabooks.com.br/livros/Details.aspx?isbn=8589731111  
  ISBN 8589731111
   

 

REVISTA COM CD DE ÁUDIO DE  FLÁVIO SOUZA

 

Especial Aprendizagem Acelerada 3
  CD Interativo: Superdesafio em Áudio
 
1 Semana para ensinar sua MENTE A VENCER
 
Ampliar
 

 

 

 

Uma ferramenta prática para identificar e ativar POTENCIAIS,  otimizar a habilidade de PLANEJAMENTO, elevar a RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO e treinar seus pensamentos para o SUCESSO.
   Para  saber mais: http://www.digerati.com.br/loja/produtos/revistas/detalhes.php?idp=2343&n=2&c=279

  

 

 

 

SITE DE CONTEÚDO VOCÊ VENCEDOR

    Para  saber mais: www.institutopublico.com.br



Flávio Souza

Trainer Coach da Lambent do Brasil e International Coaching
Community (ICC), Consultor e Palestrante

flaviosouza@institutopublico.com.br
www.institutopublico.com.br - institutopublico.com.br
www.lambentdobrasil.com - www.internationalcoachingcommunity.com


Todos os direitos reservados ©